segunda-feira, 17 de maio de 2010

Arte Sem Limites - As melhores práticas

Faz algum tempo que nosso amigo Victor publicou uma notícia no site do Centro Educacional Leonardo Da Vinci a respeito do Registro das Melhores Práticas do Arte Sem Limites, mas somente agora encontramos um tempinho para publicar esse material. Por essa razão, pedimos nossas desculpas. De qualquer maneira, consideramos relevante divulgar a informação publicada pelo querido Victor Humberto.


------

"Arte Sem Limites - As melhores práticas"
Por Victor Humberto Salviato Biasutti

O projeto Arte Sem Limites, nascido de parceria entre a Phylarmonia, o G7-DV e o Da Vinci com o propósito de formar um grupo artístico-musical com pessoas com deficiência visual vem, desde 2005, reafirmando suas crenças e consolidando seus procedimentos.


Já há algum tempo o Sr. Calmon, da Calmons Locação de Vans, vem também dando apoio ao projeto ao prestar serviço totalmente diferenciado, dedicando não só seu tempo e trabalho aos participantes mas, mais do que isso, seu carinho e amizade.

Em abril de 2010 o Arte ganhou um novo parceiro, o Instituto Sincades que, dentre outros aspectos, junto com o Da Vinci oferecerá a sustentação financeira do projeto. Como resultado dessa união, o Arte pretende efetivar o crescimento planejado para os próximos meses/anos.

Embora concebido para atender pessoas com deficiência visual, o Arte tem recebido portadores de outras deficiências e, até pessoas sem deficiências, que acabam se encantando e participando do projeto.

A experiência acumulada por seus condutores e professores, há cinco anos, tem trazido excelentes resultados e conhecimentos.

Assim nasceu a cartilha nominada ARTE SEM LIMITES – Registros das Melhores Práticas, organizada por Alline Nunes Andrade – Coordenadora Geral do Arte, e por Andréia Cristina Carvalho da Silva, estudante de Desenho Industrial da UFES, que acompanhou as oficinas, registrou as aulas, os momentos de lanche, as apresentações do coral e outras atividades.

“Da experiência nasceu a memória.

Da memória nasceu o desejo.

Porque o desejo caracteriza aquilo que tem valor para alguém, aquilo que se quer manter, que se quer partilhar.”

... palavras que abrem a cartilha.


Impresso somente – por enquanto, para teste e com finalidades acadêmicas, o volume contém:




- Inclusão Sociocultural de Pessoas com deficiência

- Causas e tipos de deficiências

- Legislação

- Dicas de filmes

- O Arte Sem Limites

- Oficinas

- Momento do lanche

- Apresentações em público

- Orientações gerais

- Conclusão

- Bibliografia

Como lidar da melhor maneira com as pessoas com deficiência?

Como ensinar a cantar? A tocar? A declamar uma poesia? Tudo com profundidade, sentimento...

É a proposta da cartilha.

E cita o depoimento da Ingrid (baixa visão, participante das oficinas de teclado, poesia e canto coral):

“Acho que aqui é uma família. Percebi mudanças na minha voz, no modo de expressar, no impostação. Por conhecer mais pessoas amadureci com relação à ‘doença’ e também foi bom para mostrar para minha família que existem mais pessoas como eu.”

Na próxima imagem, do interior da cartilha, foto que mostra a aluna Sâmela sendo orientada pela professora Suelen sobre como preparar um acorde para música que iriam tocar juntas.


 
 
O Arte Sem Limites tem encontros aos sábados, no Centro Educacional Leonardo da Vinci, com o seguinte funcionamento:


8h às 9h40: oficina de teclado, violão e canto individual;
8h30 às 9h40: oficina de poesia;
9h40 às 10h30: teoria musical;
10h30 às 11h: intervalo para o lanche e interação social;
11h às 12h: canto coral.

Venha conhecer o Arte Sem Limites. Você será bem-vindo.

Se precisar de informação ligue para Suellen, pelo telefone 3334 6327.