Imagem: Personagem "Pingu", em massa de modelar
Olá, amigos! Passado o recesso, eis que chega o momento de informarmos a vocês sobre as últimas boas novas!!
A primeira delas é que retornamos às aulas do Arte, aos sábados, neste dia 07/08/10.
A segunda boa nova é... implantamos a oficina de Stop Motion (ou Animação). Vamos combinar que a primeira aula foi de uma animação total! Estávamos todos empolgadíssimos! Contamos, para isso, com a atuação voluntária de Ana Carolina Poubel e Andreia Cristina Carvalho. As duas são formadas em Design Gráfico, pela Ufes. Andreia é figurinha conhecida já que ela é responsável pelo design gráfico do “Registro das Melhores Práticas” do Arte. Ana Carolina conheceu o Arte participando de uma sessão de fotos que organizamos no Centro Musical e, ao término da sessão, fui bombardeada por Ana que tinha mil e um planos para com o Arte. Enfim, animação para essa dupla é o que não falta.
De fato, fomos bem inspirados quando batizamos o projeto de “Arte sem Limites”. Esse nome nos permite uma variedade de propostas. Vocês acreditam que até Artes Marciais já me foram sugeridas para a grade de atividades do Arte? Mas isso é assunto para outro momento... Já basta uma nova oficina... Agora, vamos ver no que vai dar... Stop Motion envolve elaboração de um roteiro, desenho, modelagem, fotografia, edição... trocando em miúdos: um MEGATRABALHOEMEQUIPE!!! E para isso, contamos com a maturidade dos nossos maiores voluntários: os alunos do Arte.
No projeto piloto de Stop Motion, usaremos, primordialmente, massa de modelar. Por isso, massinha neles, equipe! Brincadeiras à parte, acreditamos que com a massinha é possível modelar os personagens, o que favorece não apenas ao desenvolvimento do senso estético dos alunos, como também a tomada de consciência, por meio do tato, em torno desses personagens modelados por parte dos alunos com deficiência visual. Sem falar no estímulo à coordenação motora fina, o que possivelmente será comemorado pelos fisioterapeutas de alguns dos participantes da oficina.
Optamos por fazer uma integração entre a oficina de Poesia e Stop Motion. O principal motivo para esta integração é o fato de que as mensagens das poesias trabalhadas no Arte são claramente compreendidas pelos alunos de Poesia. As poesias são escolhidas e interpretadas pelos próprios alunos, que também estudam aspectos filosóficos e históricos culturais que podem ter inspirados os autores. Esse estudo profundo favorece a elaboração do roteiro das primeiras animações. Quem sabe, futuramente, não teremos o repertório do coral em animação?
Posso adiantar o seguinte: esta primeira animação fará parte da comemoração de 5 anos do ASL. Quanto à poesia escolhida, isso são outros 500! Só indo ao aniversário do Arte para conferir (14/10/10, às 20h, no teatro do Sesi - Jd da Penha, Vitória-ES).
Por fim, para darmos conta de, em apenas oito sábados, finalizar o espetáculo de 5 anos, considerando as aulas de Teclado, Violão, Canto, Coral, Poesia, Teoria Musical e Stop Motion, realizaremos as aulas até as 12h20. Essa alteração no horário também influencia na redução de tempo para o lanche, que passa de 30 minutos para 20 minutos. Assim, o coral terá início às 10h50 e terminará às 12h20, para que possamos ter 1h30 de trabalho de canto-coral intensivo.
Lembramos que a alteração do horário foi feita com a anuência dos participantes do Arte. Todos os envolvidos sugeriram horários diferentes e, por esta razão, precisamos realizar uma votação. Assim, a opção mais votada é a que valerá no período de preparação para o espetáculo comemorativo aos 5 anos do Arte.
Vamos rever o horário, então? Tomem nota:
8h às 9h40 – Aulas de Instrumentos e Canto Individual
8h30 às 9h40 – Aulas de Poesia e Stop Motion
9h40 às 10h30 – Aulas de Teoria Musical
10h30 às 10h50 – Intervalo para lanche e interação social
10h50 às 12h20 – Aulas de Canto-Coral
O resultado vai valer a pena!
Os alunos, voluntários, profissionais e parceiros, bem como visitantes, fiquem atentos a essas boas novas, tudo bem?
Para saber sobre Stop Motion, veja o video a seguir:
Abraços,
Alline Nunes Andrade
Coordenação Geral do ASL