Bastidores do Arte - Layout

APRESENTAÇÃO


O informativo eletrônico criado pelos alunos do projeto "Arte sem Limites" teve layout desenvolvido por Ana Carolina Poubel. O fato de os responsáveis pelo informativo serem jovens com deficiência visual não os impediu de opinar a respeito do design do informativo, desde a criação da marca até a escolha dos mascotes que nos divertem ao longo do texto.


Para que os alunos pudessem emitir sua opinião sobre o layout, a designer Carolina Poubel, responsável pela Oficina de Ideias do projeto "Arte sem Limites", redigiu um texto detalhado explicando as ideias gráficas que aparecem no informativo. A cada informativo, apresentaremos a descrição do layout, tendo o cuidado de informar a que edição estamos nos referindo. Fiquem, portanto, com a leitura da descrição do layout desenvolvido por Carolina Poubel a respeito da edição de Novembro/11.


Um abraço, Alline Andrade


DESCRIÇÃO DO LAYOUT DO INFORMATIVO N. 01 - Edição de Novembro/11

"O informativo possui um formato retangular, é estreito nas laterais e comprido na altura. É nesse formato porque os emails não abrem formato mais largo que esse, sendo assim, as informações e textos, quando são adicionadas, preenchem o espaço lateral ao máximo e se estendem para baixo. Quanto mais informação tiver, mais comprido será.




A MARCA


A marca do informativo é denominada pela expressão “bastidores do Arte”. O trecho “bastidores do” é com a mesma letra de “sem limites” (uma fonte preta fininha com uma linha vermelha fininha por baixo). A palavra “Arte” é formada a partir da marca do projeto “Arte sem Limites”, porém o desenho é informal, utilizando borrões de tinta no fundo, design utilizado na camisa apresentada no Dia Nacional da Esperança, evento vinculado ao Criança Esperança 2011.


A diferença dessa marca para a marca tradicional do Arte é que as letras brancas estão em alto relevo, como se elas fossem objetos em 3D deitados num fundo com os borrões de tinta (que delimitam as caixas de cores que ficam atrás de cada letra, na marca tradicional). Por exemplo, a letra “A” fica sobre um fundo borrado laranja; a letra “R” fica sobre o fundo borrado na cor rosa e na cor amarela; a letra “T” se sobrepõe ao fundo azul e a letra “E” está sobre o fundo verde.




Na lateral direita do informativo, próximo à marca, estão os dois pontinhos que ficam em cima da letra “R”, característica da marca do projeto “Arte sem Limites”. Eles estão em 3D, na cor branca, aparecendo somente pela metade e posicionados na vertical (de cima para baixo, como se fossem o sinal de dois pontos - “:”).



O FUNDO


O fundo do jornal é todo branco e algumas letras da marca do Arte foram inseridas em 3D, com fundo branco. Essas letras aparecem nas laterais, somente em algumas partes do informativo.




AS BOAS VINDAS


Imaginem que o jornal, com a largura que comentei, é dividido em duas colunas, e nessas colunas são inseridos os textos e as fotos. Nas “Boas Vindas ao leitor”, existe uma faixa azul um pouco mais alta que as letras, que se estende por toda a largura do jornal, onde foi informado o ano e a edição do jornal, na cor branca. Logo abaixo, à esquerda, tem uma foto feita em 2010 com a primeira turma da oficina de stop motion e ao lado da imagem aparece o texto de boas vindas.


O título desta seção é dividido assim: (da esquerda para a direita) “Bem vindo” (grande e por cima de tudo) “caro leitor, ao” (menor e logo abaixo) e “Bastidores do Arte!” (do mesmo tamanho que o anterior, porém abaixo e um pouco deslocado para a direita). Imaginem uma escadinha, ok?

Ao lado desse título tem um mascote do jornal. Ele é amarelo, o corpo com formato arredondado e está andando da direita para a esquerda. Sua imagem está cortada, dando ideia de que ele está entrando no jornal.


A descrição da foto é “Turma da Oficina de Stop Motion reunida ao redor do cenário do vídeo ‘’Despertar da Curiosidade’’, desenvolvido em 2010 pelos alunos do projeto Arte sem Limites. (da esquerda para a direita: Carol Poubel, Claudine, Andréia, Simone, Rodrigo, Patrícia, Roberto, José Carlos, Keyliane e Marcela). A legenda dessa foto fica dentro de um quadradinho azul clarinho e tem uma setinha apontando para a foto.




ÁGUAS PASSADAS
Esse item está escrito sobre uma faixa verde com o texto do título escrito em branco. Dessa faixa sai um quadradinho verde clarinho que tem o texto todo dentro dele, dividido em dois tópicos (dia 8 de outubro e dia 15 de outubro). Logo abaixo, quando termina o quadradinho verde claro, tem um bonequinho amarelo entrando num buraquinho no chão, simbolizando que essas notícias são águas passadas.


MOMENTO DO ALUNO


Essa parte tem uma faixa laranja com o texto em branco. Existe uma fotografia no canto esquerdo (descrição a seguir) e o texto à direita. Abaixo da foto, tem um quadradinho laranja clarinho com a descrição da mesma. Praticamente a descrição desse item é igual ao primeiro item de abertura, só mudam as cores e a foto.


Descrição da foto: Grupo de alunos na aula de canto coral realizada em 2010 com a colaboração da professora Hellem Pimentel. (À frente de todos, da esquerda para a direita: Fernanda Nogueira e Carol Bridi)

No canto inferior direito desse item existe uma parte da letra “A”, retirada da marca do projeto “Arte sem Limites”, em 3D na cor branca. 




MOMENTO DO PROFESSOR




A foto utilizada ilustra o momento em que a professora Carolina Poubel e o professor Davi Cào mostram a pintura em aquarela desenvolvida pelos alunos da oficina de stop motion. A descrição apresentada pela legenda é: “Carolina e Davi admirando o trabalho de desenho e pintura desenvolvido pelos alunos da oficina de stop motion para o vídeo inédito que será lançado ainda este ano”.


Esse item tem a mesma descrição que os anteriores, mas com a diferença de que a foto está posicionado à direita do texto e a cor do item é azul. Temos um mascote na cor verde que parece estar pulando da direita para a esquerda, abaixo de toda a matéria referente ao “Momento do Professor”.



MOMENTO VISITANTE


Nesse item, aparece o depoimento da Bia Lindenberg que foi feito no dia do workshop de animação em comemoração ao Dia da Animação, em 29/10/11. Esse workshop foi realizado no Centro Musical do Centro Educacional Leonardo da Vinci com os alunos do Arte. O título desta seção fica em uma faixa rosa com as letras brancas, a imagem encontra-se no canto esquerdo e a descrição é a seguinte: “Alunos do Arte (esquerda) no Workshop de animação com Bia Lindenberg (direita)”.


No espaço do informativo, a letra “t” da marca do projeto “Arte sem Limites” foi posicionada do lado direito, pela metade, em 3D branco.





HOMENAGEADO DO DIA / EXPEDIENTE


Em "Homenageado do Dia", a descrição é bem parecida com as anteriores. O que diferencia é que a foto deste item ocupa toda a lateral direita. Sendo assim, a faixa com o título foi interrompida na metade do informativo. Esse item também tem uma foto com destaque para o professor Davi, cuja descrição é: “Turma de Stop Motion (da esquerda para a direita: Fabio, Tâmara, Eliziária, Marina, Alzira, Davi e Roberto”.


O Expediente é o espaço onde aparecem os nomes das pessoas que participaram, direta ou indiretamente, da elaboração do informativo, em cada edição. Sempre que tiver uma nova edição, o expediente poderá receber nomes novos, além dos nomes das pessoas que são responsáveis pela criação do informativo.



A faixa é laranja e o conteúdo está dentro de um bloco laranja claro que ocupa toda a extensão lateral do jornal, no espaço reservado ao expediente. Na faixa laranja, tem um mascote azul olhando para a frente, como se ele estivesse se despedindo do leitor.

No expediente, as informações ficaram distribuídas em duas colunas. Considere os itens a seguir da esquerda para a direita e de cima para baixo:

Redação: Ingrid Araujo Andrade, Jamilson da Silva Andrade e Sâmela Christo.
Fotografia: Andréia Carvalho, Carolina Poubel e Mônica Motta
Revisão de textos: Alline Nunes Andrade
Design Gráfico: Carolina Poubel


REALIZAÇÃO, PARCERIA E APOIO AO PROJETO ARTE SEM LIMITES




Ao término da caixa alaranjada, o informativo volta a ficar branco. Nesse espaço em branco, abaixo de todo o informativo, aparecem as marcas dos realizadores, patrocinadores e apoiadores. Assim, em "Realização" estão as marcas da Sociedade Artística e Cultural Phylarmonia e do Centro Educacional Leonardo Da Vinci. Distribuídos abaixo e à esquerda, estão as marcas dos parceiros Instituto Sincades, Unimed Vitória e Bandes. No lado oposto, estão os apoiadores Calmon’s Locação de Vans e Mão Na Roda – Consórcio Cidadania.


Por fim, existe uma faixa azul onde foi inserido o texto em branco: Comentários, dúvidas e/ou sugestões: bastidoresdoarte@gmail.com. Consta uma chamada importante de que as pessoas com deficiência visual poderão ter acesso ao conteúdo do informativo, encontrando também a descrição do layout no blog do projeto. As edições do informativo serão postadas no link "Bastidores do Arte - Informativo" e a sua descrição será sempre apresentada no link "Bastidores do Arte - Layout".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal um comentário? Ficaremos felizes em saber o que você pensa sobre o assunto!