Bastidores do Arte - Informativo

2ª Edição - Março/2012






Para acesso por meio de Dosvox:



Março 2012

Bastidores do ARTE
Olá, caro leitor! Sabemos que demoramos um pouco para publicar este informativo, mas a demora ocorreu devido a algumas questões de produção do jornal  que precisavam ser modificadas. Modificadas para melhor, claro! Nos empenhamos para voltar com tudo! Todo mês vamos estar aqui com muita informação e novidades para você!


Águas Passadas
No dia 4 de fevereiro de 2012, as aulas do ARTE SEM LIMITES retornaram das férias com tudo, começando com uma reunião entre pais e equipe. É claro que a equipe do jornal do Arte não poderia estar fora dessa! Essa reunião foi solicitada pela coordenação e conduzida por José Benedito, um dos fundadores do projeto. Ele mandou muito bem! Na reunião, foram discutidas questões pedagógicas. Os pais falaram sobre o que o ARTE SEM LIMITES trouxe na vida dos seus filhos e comentaram sobre as deficiências de cada aluno novo. Enquanto a reunião acontecia, todos os professores mostravam para os alunos o que ia acontecer no ano de 2012.
A Oficina de Stop Motion está muito boa! Os alunos estão criando várias coisas! Os professores tiveram a ideia de os alunos criarem projetos pessoais, sem falar que eles estão trabalhando na audiodescrição dos vídeos que foram produzidos com Bia Lindenberg, em 2011. Está muito bom! Em breve, mostraremos esses trabalhos aqui!
E, depois do carnaval, os alunos que estavam viajando retornaram para as aulas. O Carlos Alexandre, que teve que deixar o coral por questões profissionais, retornou ao Arte. Também recebemos uma nova aluna, a Alice. Nossas boas vindas pra vocês!


Momento Aluno
“Há muito tempo atrás, meu professor de inglês José Carlos (integrante do coral) me convidou para conhecer o ARTE. Com esta visita eu gostei muito, mas não pude participar por questões de horário. Este ano retornei para participar! E agora que estou participando, estou aprendendo várias coisas. Antes não tinha  aula de Stop Motion e nem teoria musical, isso me motivou muito a continuar participando do Arte.
Com ajuda do Arte, hoje eu estou aprendendo a valorizar outros estilos musicais!”
Depoimento de Alice Dordenoni, em 27/03/12


Momento Professor
“Desde antes de entrar no Arte, a Andréia já me falava do tipo de convivência e atividades que se tinha entre os participantes, e isso me criou uma vontade de participar também. Quando eu soube que o pessoal tinha começado a trabalhar com animação, justamente uma das áreas de maior interesse meu, vi a oportunidade que eu precisava para entrar no projeto.

De início, eu fiquei sem saber como lidar com tantas pessoas com características completamente diferentes daquelas com as quais eu havia me acostumado durante a vida, mas minha motivação era justamente essa: eu fui atrás de novas histórias de vida, de novos pontos de vista, pelo simples prazer de exercer minha curiosidade sincera e aprender mais sobre o mundo. Assim, não tive medo, muito pelo contrário.

Estou otimista com esse ano porque na oficina de animação introduzimos a atividade de projetos pessoais, na qual incentivaremos os alunos a partilhar suas ideias através de várias técnicas, o que permitirá a criação de um diálogo constante entre os participantes e as pessoas de fora. Para mim, as histórias pessoais, tanto reais quanto fictícias, são fator essencial de mediação entre as relações sociais; quanto mais pudermos incentivar essa partilha, mais prazeroso será o meu tempo no Arte.”

Depoimento de Davi Cáo, designer e professor voluntário no Arte sem Limites.


História de Superação
Caro leitor, uma das novidades do Informativo é que contaremos histórias de superação. Hoje, a história que apresentaremos foi criada por uma aluna do coral, Ingrid Andrade. Cada edição do ‘Bastidores do Arte’ terá um capítulo dessa emocionante história. Então, sem mais delongas, lá vai:

A vida sobre duas rodas, por Ingrid Andrade

“Meu nome é Ana Clara Garcia, tenho 23 anos, sou jovem e sou paraplégica. Hoje eu estou em cima de uma cadeira de rodas, mas, no dia 27 de janeiro de 2010, eu estava em pé em uma micareta, dançando com meu namorado e sorrindo muito! Depois dali, o Eduardo, meu namorado foi falar com o pai, que era delegado e estava lá. Como eu estava muito cansada, resolvi ir para casa. Eu só tinha bebido uma lata de cerveja, mas o motorista que bateu na minha traseira não... ele estava completamente alcoolizado. Eu retruquei com o carro. Quando freei, meu carro já estava a 100 km por hora. Então ele deslizou, caiu de uma ribanceira e capotou. Eu não estava com o sinto porque estávamos a poucos km do meu bairro e lá não tinha blitz. Acho que foi esse meu erro, mas... Enfim abri os olhos e vi vários enfermeiros, médicos e minha mãe gritando:
- Filha! Viva, filha! Eu tô aqui!
Quando me lembrei que havia capotado, uma lágrima desceu. Vi uma luz muito forte e logo vi uma mão colocando um aparelho de oxigênio em mim. Olhei nos olhos daquele médico com expressão de socorro! Quando abri os olhos novamente, vi minha mãe com olhar de alegria misturado com pena e vi meu namorado chegando perto de mim lentamente. Eu mexi as mãos e senti um frio na barriga quando tentei sentir os pés. Toquei, belisquei minhas pernas, mas eu não sentia nada. Quando eu ouvi meu namorado gritar “Pare com isso!”, eu não pude acreditar! Eu não sentia minhas pernas, comecei a gritar e a chorar! O médico entrou e mandou minha mãe e Eduardo se retirarem. Eu pensei: “Preferia ter morrido!”.  Então ficamos só eu e o médico.”
Continua na próxima edição.


Momento Homenagem
Nossa homenagem vai para o ator, humorista e também pintor, Chico Anysio, que faleceu aos 80 anos de idade no dia 23 de março, vítima de problemas nas funções respiratória e renal. Seu falecimento ocorreu no exato ano em que comemoraria 65 anos de carreira, uma perda enorme para todos! Ele é merecedor do nosso momento homenagem, pois se envolvia com a arte tanto quanto nós.


Expediente 2ª edição
Redação: Ingrid Araujo Andrade
Jornalismo: Ingrid Araujo Andrade e Sâmela Christo
Fotografia: Sâmela Christo
Revisão de texto: Alline Nunes Andrade e Rafael Lazzari
Design gráfico: Carolina Poubel
Realização do projeto Arte sem Limites: Sociedade Artística e Cultural Phylarmonia e Centro Educacional Leonardo Da Vinci
Parceiros: Instituto Sincades, Unimed Vitória, Bandes
Apoio: Calmon’s Locação de Vans e Mão na Roda – Consórcio Cidadania
Comentários, dúvidas e/ou sugestões: bastidoresdoarte@gmail.com








1ª Edição - Novembro/2011


 
 
 


Para acesso por meio de Dosvox:

Bem vindo, caro leitor, ao “Bastidores do Arte”!

De agora em diante, você terá conhecimento de tudo o que acontece no projeto “Arte sem Limites”, desde o trabalho nas oficinas até o modo de pensar dos alunos, professores e visitantes.

“Bastidores do Arte” é o seu mais novo informativo. A cada mês, você terá tudo sobre o “Arte sem Limites”. Ele é feito por nós, alunos do “Arte sem Limites”, e vai ser um prazer ter você aqui nos visitando.

Comente sobre tudo o que é escrito aqui! E lembre-se: fique atento às próximas postagens deste informativo!


Águas Passadas
No dia 8 de outubro, embora os alunos da oficina de teclado tenham feito aula com a professora Suelen, eles ficaram com saudade dela, que não pôde estar presente no ensaio do coral. Foi passada a música “Barquinho”, de João Gilberto. Ficou muito bom, pena que o ensaio teve poucos alunos.
No dia 15 de outubro, Alline Andrade, que coordena o Arte e conduz a oficina de poesia, estava presente. Sua presença, como sempre, alegrou a todos! Alline continuou com a oficina de poesia que, quando na sua ausência física, fica sob responsabilidade de Eliane Cândido, aluna do Arte que a representa muito bem!
Neste dia, os professores foram homenageados pelo seu dia. O coral cantou "Parabéns pra você"! Aliás, eles merecem, pois graças a eles os alunos podem estar nos encontros dos sábados.

Momento do Aluno
Eu gostei muito da aula de poesia do dia 15 de outubro! O que me impactou foi a reflexão das poesias "Ausência", de Carlos Drummond de Andrade, e "Soneto de Separação", de Vinícius de Moraes. A que mais gostei foi "Ausência". Eu me identifiquei muito porque a poesia quis dizer que mesmo a pessoa estando ausente fisicamente, ela está nos meus pensamentos e no meu coração, a respeito de amigos que tenho distantes.
Depoimento de Fernanda Oliveira Basílio, aluna do projeto.

Momento do Professor
“Iniciar e dar continuidade aos trabalhos da oficina de stop motion, do Arte sem Limites, durante o ano passado, foi um desafio e essa experiência transformou a turma, pra mim e pra muitos, num exemplo de superação. Trabalhar com esses alunos e algumas “figuras” que estão sempre por lá foi surpreendente e conhecê-los foi um presente que ganhei. São pessoas que nos dão inúmeros tipos de lições a cada sábado que nos encontramos.
Com o sucesso dos trabalhos realizados, graças à dedicação e responsabilidade dos alunos, a oficina de stop motion se estabeleceu e ganhou até uma sala própria! Tudo isso é mérito dos nossos queridos que, às vezes, mais nos ensinam do que aprendem. Minha experiência por lá é assim, sempre aprendendo uma coisa diferente”.
Depoimento de Ana Carolina Poubel, professora de stop motion

Momento Visitante
“Pra mim é uma emoção estar com vocês! Eu adorei ter sido convidada para vir aqui e hoje está sendo super especial porque a gente veio trazer o resultado de uma oficina de produção de filme de animação com técnicas diferentes e eu acho que todo mundo gostou!
Todo mundo não só gostou de ver o resultado como a gente tem a proposta de fazer aqui, em conjunto, a audiodescrição para que mais pessoas tenham acesso a esses filmes. E, além disso, a gente comemora o Dia da Animação no dia 28 de outubro.
Hoje é dia 29, mas faz parte dessa comemoração internacional que é a exibição de filmes com audiodescrição com essa seleção feita pelo pessoal da Associação Brasileira de Cinema de Animação.
Então eu tenho a agradecer. Eu fico sempre muito emocionada e gosto muito do contato aqui com a turma porque a gente troca muito! Eu saio daqui aprendendo um monte de coisas! Hoje eu aprendi muita coisa sobre audiodescrição com vocês. Eu já me sinto íntima de vocês!”
Depoimento de Bia Lindenberg, coordenadora do Festival de Cinema de Vitória e gestora do Instituto Marlin Azul/Animazul.

Homenageado do Dia
A homenagem de hoje é para todos os professores do “Arte sem Limites” pela competência, respeito pelos alunos e amor que eles sentem pelo que fazem. Nós agradecemos a todos vocês!

Expediente 1ª edição
Redação: Ingrid Araujo Andrade, Jamilson da Silva Andrade e Samela Christo.
Fotografia: Andreia Carvalho, Carolina Poubel e Monica Motta
Revisão de texto: Alline Nunes Andrade
Design gráfico: Carolina Poubel
Realização do projeto Arte sem Limites: Sociedade Artística e Cultural Phylarmonia e Centro Educacional Leonardo Da Vinci
Parceiros: Instituto Sincades, Unimed Vitória, Bandes
Apoio: Calmon’s Locação de Vans e Mão na Roda – Consórcio Cidadania
Comentários, dúvidas e/ou sugestões: bastidoresdoarte@gmail.com