segunda-feira, 13 de junho de 2011

Comitê de boas vindas

Imagem de boas vindas



Ao longo do tempo, o papel da coordenação do ARTE foi se definindo. Mas, dentre as atividades mais interessantes, cantar como soprano e ter contato com os integrantes e seus familiares foi o que mais me fascinou.

Ao cantar como soprano, eu podia perceber que atitudes a regente do coral Hellem Pimentel e, atualmente, o regente substituto Marcos Andrade podem ser aperfeiçoadas. Minhas intervenções têm o foco psicopedagógico. Se o regente fala algo que requer memória visual, ele precisa adaptar sua linguagem a pessoas que têm memória auditiva. Se o professor usa metáforas com pessoas que seguem o que você diz ao pé da letra, eu chamo a atenção para a adaptação do que ele fala... e por aí vai.

Além disso, muitas vezes eu desafino ou me sinto insegura, envergonhada mesmo. Alguns integrantes do coral percebem isso, percebem que eu, que estou coordenadora, sou como todo mundo. De carne, osso e bochechas vermelhas e quentes de vergonha! Por esse motivo, todos os professores do ARTE cantam no coral, são pares dos alunos.

Conversar com os alunos e com os familiares é, hoje em dia, mais difícil do que no começo. O ARTE está mais produtivo, mais dinâmico, mas ainda assim ouvir o que os alunos e os familiares têm a dizer é fundamental para o sucesso do projeto. Por isso, ultimamente, não tenho cantado tanto quanto eu gostaria...

Também por estar morando em Brasília,  com o compromisso de estar dois sábados por mês no ARTE, tem me impulsionado a distribuir claramente as tarefas e a avaliar as prioridades do projeto junto à equipe, aos integrantes e aos parceiros.

Somadas às tarefas de cantar e dialogar com os integrantes/familiares, temos a orientação da equipe pedagógica e a recepção de visitas. Muitas vezes, todas essas demandas acabam surgindo ao mesmo tempo... E como uma pessoa não consegue realizar tantas tarefas no mesmo momento, expusemos aos integrantes essa impossibilidade. Solicitamos que as pessoas interessadas em assumir a recepção de visitantes, sob orientação da coordenação, se manifestassem para comporem o Comitê de Boas Vindas do ARTE.

Foi assim que Eliane Candido, Fernanda Nogueira, Ingrid Araújo e Sâmela Christo se responsabilizaram por apresentar o ARTE aos convidados Pedro de Alcântara, Victor Humberto, Eliane Gonzaga, Edu Henning e à equipe de Bia Lindenberg. Cada uma, a seu turno e de maneira brilhante, apresentou os princípios do projeto, atividades e planos para os próximos anos. E também assinaram, junto à coordenação, os certificados de voluntariado. 
As integrantes do Comitê de Boas Vindas demonstraram competência na arte de receber e serão as responsáveis por apresentar o ARTE sempre que se fizer necessário.
Mudança é movimento, é a arte de transformar-se.

Ver essas meninas demonstrando que o ARTE é tão importante para elas ainda não tem nome...

Alguém sugere um nome para esse sentimento?

Com carinho,

Alline Andrade
Coordenação do ARTE

Um comentário:

  1. Essa iniciativa do comitê foi perfeita. As meninas arrasaram!

    Foi mais uma maneira de demonstrar que lá no arte somos todos iguais.

    Parabens meninas, vcs mandaram mto bem!

    ResponderExcluir

Que tal um comentário? Ficaremos felizes em saber o que você pensa sobre o assunto!