domingo, 24 de maio de 2009

O que acontece no ASL?

Este projeto acontece semanalmente, nas instalações do Centro Musical do Leonardo Da Vinci, nas manhãs de sábado, de 8h às 12h. As atividades realizadas são:


8h às 9h40: oficina de teclado, violão, sopros (flauta doce) e animação quadro a quadro (stop motion);
9h40 às 10h30: teoria musical;
10h30 às 11h: intervalo para o lanche e interação social
11h às 12h: canto coral


As oficinas de teclado e violão são realizadas, respectivamente, pelos professores Suellen Peroni e Juliano Zamprogno. A oficina de sopros, com implantação do estudo da flauta doce, será iniciada em 2011 com a atuação voluntária do músico Ubirajara Neto.

Recital de Teclado - Gabrielle e profª Suelen Peroni


Nessas oficinas, os professores desenvolvem atividades específicas para o aprendizado dos instrumentos, uma vez que, entre os alunos, contamos com pessoas com deficiência visual, o que implica em novas formas de promoção da aprendizagem. Além disso, os conceitos trabalhados na oficina de Teoria Musical deverão ser consideradas no conteúdo programático das aulas de instrumentos, de modo a promover integração entre os conhecimentos trabalhados.



Recital de Violão - Jean (E), Sara, Jonas e o prof. Juliano Zamprogno


A oficina de poesia, realizada por Alline Andrade, estimula a interpretação de textos elaborados por poetas brasileiros e sua aplicação no cotidiano, bem como o estudo sobre a biografia desses autores, desenvolvimento da sensibilidade e habilidade de expressão.



Carol e Jerdes recitam "Mãos Dadas", de Carlos Drummond de Andrade

A oficina de animação quadro a quadro (stop motion) é realizada desde agosto de 2010 com a atuação voluntária de Ana Carolina Poubel e Andreia Cristina Carvalho. Stop motion é um termo da língua inglesa que significa movimento parado. É uma técnica de animação quadro a quadro que consiste na combinação sequencial de um conjunto de fotos que, quando alinhadas, geram a ilusão de movimento. A oficina conta com a participação de alunos com e sem deficiência e estimula o desenvolvimento da sensibilidade, noção de forma, espaço e cores, entre outras habilidades artísticas.


As atividades que envolvem todo o grupo de alunos são as de teoria musical e canto coral. Na teoria musical, os professores de música se revesam a fim de trabalhar com os alunos conceitos musicais necessário ao reconhecimento, leitura e grafia musical. Essa oficina teve, como precursor, o  músico José Benedito que, durante 2008 e 2009, realizou atividades de apreciação musical, nas quais os alunos eram estimulados a acessar conhecimentos culturais que não eram favorecidos pela mídia, bem como não faziam parte do cotidiano dos alunos. Atividades como aprender a ouvir música de orquestra, bem como de estilos musicais diversos, compreender e identificar instrumentos musicais incomuns aos alunos, conhecer a biografia de grandes compositores da música no Brasil e no mundo e refletir sobre como os fatos sociais interferem na produção intelectual e artística foram uma preparação ao trabalho com Teoria Musical. A oficina de Teoria Musical foi implantada em 2010 com o intuito de trabalhar noções de percepção rítmica e melódica e símbolos de notação musical. Para esta oficina, tem sido necessária a produção de material adaptado ao ensino da música, bem como o estudo de Musicografia Braille.



No canto coral, regido pela maestrina Hellem Pimentel e, a partir de 2011, pelo pianista Marcos Andrade, os alunos integram os conhecimentos desenvolvidos nas oficinas de teclado, violão, sopros, poesia e stop motion, compartilhando, dessa forma, sua evolução em cada área de atuação, aprendem a utilizar a respiração em favor do canto, desenvolvem ritmo, identificam melodias e aprendem a afinar suas próprias vozes, separadas por diferentes naipes (soprano, contralto, tenor, baixo). Além desses elementos, as atividades em conjunto estimulam a tomada de consciência do próprio corpo quanto ao uso do palco, estabelecimento de contato com o público, expressão corporal e projeção de voz.



É muito bom ser ASL. Venha passar uma manhã de sábado conosco!



Alline Andrade
Coordenação Geral - ASL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal um comentário? Ficaremos felizes em saber o que você pensa sobre o assunto!