quarta-feira, 16 de junho de 2010

Semana que promete!!



A próxima semana promete! Acontecerão dois eventos importantes para o Arte: o primeiro Curso de Musicografia Braille e Musibraille promovido no ES e o evento beneficente “Canta Brasil”.

I CURSO DE MUSICOGRAFIA BRAILLE E MUSIBRAILLE DO ES

Será uma maratona para o ASL. Primeiramente, os professores do Arte virarão alunos (condição permanente no Arte, não é mesmo?). Não é muita novidade o fato de que no Arte aprendemos mais do que ensinamos, sem falsa demagogia, mas o que nos chama a atenção é a possibilidade de estudarmos Musicografia Braille com profissionais renomados no assunto: Dolores Tomé e Antonio Borges.

Há algum tempo, informamos no Blog que a equipe do Arte estava se preparando para trabalhar a oficina de Teoria Musical recorrendo à Musicografia Braille. Quando iniciamos os estudos, estudamos o livro “Introdução à Musicografia Braille”, de Dolores Tomé, para compreendermos as primeiras noções. Com o tempo, vimos que teríamos a necessidade de um curso mais intensivo e, assim, entramos em contato com a professora Dolores. Receptiva, a professora sugeriu que o curso abrangesse um número maior de beneficiados e, ainda, que contássemos com a participação do professor Antonio Borges, do criador de softwares que promovem acessibilidade, como o já conhecido Dosvox e o Musibraille (http://intervox.nce.ufrj.br/musibraille/).

Fazer um curso maior não é tão simples assim... Os projetos que propomos realizar no Arte têm um planejamento e um orçamento prévio... como modificar de tal maneira a proposta do curso?


Com uma nova proporção, a Phylarmonia Arte e Cultura passou a organizar diretamente o evento, de modo que os professores do Arte sem Limites e do Vale Música pudessem ser beneficiados, mas ainda assim não seria suficiente. Até então, nós já havíamos buscado vários parceiros para a realização desse curso – parceiros que pudessem oferecer um laboratório de informática com uma impressora Braille instalada e em pronto funcionamento. A fórmula acabou sendo mais simples do que imaginávamos: curso de maior abrangência = à parceria com a Fames.

Como a Faculdade de Música do Espírito Santo passou a fazer parte desta fórmula?

A Fames está criando um núcleo de Musicografia Braille e, ao saber da realização do curso, demonstrou-se totalmente receptiva e entusiasmada. Assim, além de oferecer o espaço, a Fames ainda se colocou à disposição para auxiliar na organização e divulgação do evento, bem como a custear despesas que não estavam previstas para um curso com maior abrangência.

Parcerias têm dessas magias... No início, seríamos quatro pessoas a participar de um curso menor... convidaríamos a professora Dolores ou levaríamos os professores para o Núcleo de Musicografia Braille da Escola de Música de Brasília-DF. Agora seremos 25 profissionais envolvidos no curso, interessados em conhecer Musicografia Braille e aplicar esses conceitos ao nosso cotidiano profissional, sob a orientação da professora Dolores Tomé em parceria com o professor Antonio Borges. 

O "I Curso de Musicografia Braille e Musibraille do Espírito Santo" acontecerá nos dias 21, 22 e 23/06/2010, das 8h às 18h, na Faculdade de Música do Espírito Santo.

Realização:

   



Apoio Institucional:




EVENTO BENEFICENTE “CANTA BRASIL”


Acontecerá nos dias 22 e 23/06/10, às 20h no Teatro Sesi, Jardim da Penha, o evento beneficente “CANTA BRASIL”. Esta é uma iniciativa da Phylarmonia Arte e Cultura e do Instituto Pró-Vidas Transplantes. Participarão deste evento os projetos sociais "Vale Música" e "Arte sem Limites", bem como músicos da Phylarmonia Arte e Cultura.

O repertório está belíssimo! Vale a pena conferir!


CANTA BRASIL
22 e 23 de junho de 2010
Teatro Sesi - Jd da Penha, Vitória-ES
Ingresso: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia)

2 comentários:

  1. EStou a procura desse curso de MUSIBRAILLE,e curso em brailler na area de musica.Será que ainda tem na Fames,Já fiz uma visita á Fames de pesquisa Prática Pedagógica da minha faculdade, Hoje já formada em Pedagogia e Pós graduada em Educaçaõ Especial e Inclusiva estou precisando de fazer esses cursos, VCs podem me informar se tem n aFames.



    ResponderExcluir

Que tal um comentário? Ficaremos felizes em saber o que você pensa sobre o assunto!