sexta-feira, 15 de abril de 2011

Lançamento do MUSIBRAILLE em Manaus, Belo Horizonte e Campo Grande

Projeto MusibrailleDivulgamos o "Lançamento do MUSIBRAILLE em Manaus, Belo Horizonte e Campo Grande" promovido pela Petrobras, nos próximos dias 27, 28 e 29 de abril em Manaus – AM, 25, 26 e 27 de maio em Belo Horizonte  – MG e  01, 02 e 03 de junho em Campo Grande  – MS. O software já foi lançado no ano de 2009 em Brasília – DF, Recife – PE, Belém – PA, Rio de Janeiro – RJ, Porto Alegre – RS, São Paulo – SP, Fortaleza – CE e Vitória – ES.

Em 2010, o "Arte sem Limites" promoveu o I Curso de Musibraille e Musicografia Braille do ES, quando tivemos a oportunidade de conhecer o Musibraille.

Dolores Tomé, uma das criadoras do Musibraille, detalha a relevância desse software no trecho a seguir:

O projeto MUSIBRAILLE destina-se a criar condições favoráveis à aprendizagem musical das pessoas com deficiência visual que sejam equivalentes às dos colegas de visão normal. Existem poucos programas de computador disponíveis no mercado para transcrição musical em Braille e, para o contexto brasileiro, esses programas estão fora da realidade uma vez que, além de caros, são incompletos e não emulam voz em português, impedindo a disseminação da utilização direta ou como ferramenta de ensino qualificado.
Além disso, como os professores de música não têm conhecimento da Musicografia Braille, recusam os estudantes por julgarem impossível o aprendizado da partitura musical com efetividade. Com o desenvolvimento do Software MUSIBRAILLE, criado pela Professora Dolores Tomé e Professor Antônio Borges do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e patrocinado pela Petrobras, o software será distribuído gratuitamente  na internet através do site http://intervox.nce.ufrj.br/musibraille onde os beneficiados, professores, alunos cegos e o público em geral poderão baixar cópia do programa.

Cordialmente,

Alline Andrade
Coordenação do Arte sem Limites 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal um comentário? Ficaremos felizes em saber o que você pensa sobre o assunto!