segunda-feira, 23 de abril de 2012

"Dois mais dois = quatro": Voluntários 2012


Essa foi a equação mais exata e, ao mesmo tempo, inesperada que poderíamos fazer... Em 2010, inauguramos o Programa de Voluntariado Da Vinci-Arte para a seleção de alunos que se dedicassem como voluntários nas atividades que ocorrem no projeto Arte sem Limites. Então recebemos as duas primeiras voluntárias, Natália e Beatriz, que abriram espaço para que, em 2011, tivéssemos a felicidade de conhecer Milena e Thiago. Era de se esperar que o modelo de seleção de dois voluntários por ano permanecesse. Porém, em 2012, dobramos a oferta de vagas, para receber quatro jovens voluntários. Não é que a equação deu certo?




A seguir, leia o relato feito por Victor Humberto Salviatto Biasutti, Diretor Cultural do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, sobre o processo seletivo de alunos voluntários para o ano de 2012:


"O projeto Arte Sem Limites tem recebido alunos do Da Vinci que atuam como voluntários por períodos determinados, já vindo essa atividade acontecendo há três anos. 


Trata-se de exercício de cidadania, de amadurecimento pessoal e social, despertar para novos pensamentos e sentimentos, com reflexos capazes de influenciar a humanidade, o bem estar de todos. 
A troca das manhãs de sábados e horas de lazer ou de estudos pela doação de si próprios à causa do projeto e especificamente do apoio efetivo aos participantes portadores de deficiências, já representa para esses estudantes voluntários uma visão desenvolvida para a interferência e soluções em/para situações vividas por nossos pares.


Para alcançarem o direito de serem voluntários e receberem certificado oficial, degrau que tem sido cada vez mais considerado como enriquecedor do currículo social, os alunos concorrem com base em critérios estabelecidos. 


Neste 2012, grata surpresa, o número de candidatos foi recorde em relação aos anos anteriores tanto no sentido absoluto quanto no relativo (em relação ao número de alunos convidados a se candidatarem). 



Assim, 11 alunos se inscreveram como candidatos.  Parece um número pequeno... Só parece.  E há somente 04 vagas disponíveis.



A realidade exposta quando do convite – presença em todos os sábados, significando a abdicação de seus compromissos com amigos, família... deixar de ir à praia, ao sítio, dormir mais cedo na sexta-feira... alguns eventos em noites de semana, a concordância quase cúmplice das famílias...,  os critérios assim que conhecidos, fazem com que o número 11 a nós pareça bastante grande!



Parabéns a todos os candidatos! Parabéns aos que chegaram à fase final do processo de seleção para as 04 vagas!


Alunos que se inscreveram – ato que manifesta o seu desejo de ser voluntário no Arte Sem Limites:


Bruna Memelis Zucci
Eloisa Moulin Matias
Florença Pretti Carneiro da Cunha
Gabriel Brunoro Ferreira
Guilherme Piveti Filho
José Carlos Motta Lemos Neto
José Maykon de Souza
Katharina Botelho Benjamin
Luísa Guimarães Vaz
Luiza de Aguiar Lima
Sara Dogliotti


Alunos que atenderam aos critérios e foram selecionados como voluntários:

Eloisa Moulin Matias, Guilherme Piveti Filho, José Carlos Motta Lemos Neto e Sara Dogliotti

Critérios: 
- Ser aluno do Da Vinci pelo menos a partir de janeiro de 2011;
- Inscrição via site, pelo pai, mãe ou responsável, no período de 08:00 de 11/04/2012 até 16h de 17/04/2012. Essa inscrição pressupõe a assunção do compromisso pelo candidato, sob aprovação e autorização da família;
- Ter média acima de 7,0 nas notas do semestre anterior;
- Demonstrar bom relacionamento com professores e colegas de sala; 
- Ser aprovado por uma comissão formada por 05 profissionais do Da Vinci, que emitirão o parecer de forma soberana e irrecorrível;
- Caso haja um maior número de candidatos que de vagas, o primeiro critério de desempate será a comprovação por escrito (certificado, carta ou outro meio) no sentido de já haver participado de outro projeto voluntário (inclusive no Da Vinci);
- Persistindo maior número de candidatos do que de vagas, a seleção será feita por sorteio, na presença dos alunos que chegaram a essa fase."


---


Quanto a nós, do Arte, só resta recebê-los de braços abertos! Aprenderemos muito juntos, sem dúvida!


Cordialmente,
Alline Andrade
Coordenação Arte sem Limites

3 comentários:

  1. Muito legal mesmo essa iniciativa desses jovens! Um abraco forte!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal mesmo essa iniciativa desses jovens! Um abraco forte!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal mesmo essa iniciativa desses jovens! Um abraco forte!

    ResponderExcluir

Que tal um comentário? Ficaremos felizes em saber o que você pensa sobre o assunto!