segunda-feira, 23 de abril de 2012

Programa de Voluntariado Da Vinci-Arte chega ao 3º ano!

Em 2009, nosso amigo Victor Biasutti, diretor cultural do Da Vinci, manifestou o interesse em estimular o engajamento de alunos de sua instituição como voluntários no projeto Arte sem Limites. Ao ser informada sobre o processo de divulgação da ideia e sobre os critérios de seleção, fiquei a pensar: "Desde o início dessa parceria, me agrada muito a forma como o projeto é levado a sério pelo Da Vinci!". 

Tivemos as primeiras experiências com Natália e Beatriz, em 2010. E, no ano seguinte, recebemos Thiago e Milena. Esses quatro estudantes são parcialmente responsáveis pelo movimento que ocorrera no início de 2012. Afinal, somos notados silenciosamente... de algum modo, nossas escolhas podem influenciar outras, mesmo indiretamente. 

No final de janeiro de 2012, liguei para Victor e disse o seguinte:

"- Victor! Eu me reuni com a equipe de professores do Arte e gostaríamos de saber se o processo seletivo de voluntários deste ano poderia ter as vagas ampliadas para 4..." (O que eu estava dizendo ao Victor é que simplesmente desejávamos dobrar a oferta... Ousadia a nossa, não?)

Demonstrando grande satisfação, Victor imediatamente se dispôs a aumentar a oferta de vagas e a iniciar o processo seletivo 2012.

Enquanto isso, a designer Carolina Poubel, responsável pela Oficina de Ideias do Arte, desenvolvia a logo do Programa de Voluntariado Da Vinci-Arte. Queríamos uma imagem que representasse adequadamente essa parceria e o resultado artístico foi o seguinte:
De acordo com Carolina Poubel, a logo do Programa de Voluntariado foi inspirada na “ideia de simplicidade e união de uma forma bem artística”. Essa logo representa “duas instituições sérias, que trabalham de perto com a arte e a música. O imagotipo da logo foi desenvolvido a partir da conexão do ícone da escola Leonardo da Vinci (o cérebro) com os borrões de tinta que lembram o Arte. Essa conexão visual representa a conexão real entre as partes.” Com essa junção, temos “uma marca jovem e alegre (por conta dos traços livres de pinceis), e ao mesmo tempo confiável, representada pela simplicidade e verticalidade da marca”.


Para Maria Brunella Biasutti Pignaton, Diretora de Marketing do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, a logo do Programa de Voluntariado é uma modernização da logo do Da Vinci, considerando que, devido à proposta do trabalho realizado pelo Arte, a marca ficou "um pouco descontraída, minimiza a  seriedade do problema sem tirar a seriedade do programa!"

Agora temos uma marca que representa a integração que vem sendo conquistada entre os alunos que se dispõem a atuar como voluntários do Arte e entre os participantes do Arte que nos dão lições diárias de vida!


Quanto aos voluntários selecionados para 2012, desejamos que eles sejam bem vindos! Para conhecer como ocorreu o processo seletivo deste ano, acesse a postagem: "Dois + dois = 4. Voluntários Da Vinci 2012".


Cordialmente,


Alline Andrade
Coordenação Arte sem Limites

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal um comentário? Ficaremos felizes em saber o que você pensa sobre o assunto!