domingo, 24 de maio de 2009

Quem é o ARTE?



O “Arte Sem Limites” (ARTE) é um empreendimento social que utiliza a arte como instrumento de inclusão sociocultural de jovens e adultos com e sem deficiência, idealizado por músicos e profissionais da Sociedade Artística e Cultural Phylarmonia e por membros da Oscip G7-DV. Na ocasião, havia o interesse em promover inclusão sócio-cultural por meio de conhecimento artístico e musical, tendo sido implantado em 2005, em parceria com o Centro Educacional Leonardo Da Vinci.

Na implantação, o ARTE era gerenciado pela Phylarmonia, situação mantida até os dias atuais. A Phylarmonia é responsável pelo planejamento pedagógico, artístico e cultural, incluindo a contratação de profissionais, seleção de estagiários e/ou voluntários, e convite de profissionais da área artística para realização de eventos educacionais; pelo agendamento de apresentações, realização das oficinas de violão, teclado e poesia, atualização cadastral dos alunos, orientação às famílias e contato com fornecedores e parceiros. À Phylarmonia compete, ainda, a responsabilidade por recolher e pagar, quando houver, todos os tributos, encargos, impostos, contribuições sociais e outras obrigações advindas das relações profissionais em prol do projeto.

A Oscip G7-DV atuou na implantação encaminhando pessoas interessadas em participar do ARTE, bem como orientando quanto à promoção de acessibilidade às pessoas com deficiência visual.

O Centro Educacional Leonardo Da Vinci abriu suas portas, cedendo o espaço físico, os instrumentos musicais e o lanche, para que o ARTE pudesse iniciar suas atividades. O Leonardo Da Vinci mantém o referido apoio, bem como patrocina as atividades do ARTE desde julho de 2008, consolidando ainda mais essa parceria. A partir de 2010, ampliamos a rede de parceiros... São muito bem vindas as parcerias estabelecidas com o Instituto Sincades, a Unimed Vitória e o Bandes! Desejamos que surjam muito mais belos frutos!


Atualmente, o ARTE conta com a participação de cerca de 30 alunos, dentre as quais se encontram pessoas com deficiências diversas, familiares e amigos, que recebem através das atividades deste projeto estímulos para o seu desenvolvimento cultural e social, além do incentivo às relações interpessoais entre todos os envolvidos. Contamos ainda com o empenho de 5 profissionais contratados e 5 voluntários atuando nas atividades semanais.



Venha conhecer o ARTE! Você vai se encantar!


Alline Andrade
Coordenação Geral - ASL

5 comentários:

  1. Muito bom Alline!

    Agora o ASL com BLOG.
    Mais uma boa iniciativa sua.
    E que o seu convite seja atendido: venham conhecer o Arte Sem Limites nos sábados pela manhã, no Da Vinci.
    Parabéns, muita força e abraço.
    Victor

    ResponderExcluir
  2. Lindo o blog! Parabéns Alline pela criação deste espaço tão legal e parabéns a todos os participantes do ASL!
    Abraços com um especial carinho,
    Bené

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Alline,Parabéns...
    o blog ficou maravilhoso,agora pessoas que conhecem o Arte Sem Limites podem dar suas opiniões sobre o acham do projeto.
    Já as pessoas que não conhecem podem ir ao Da Vinci conhecer,e tenho certeza que vão se encantar.
    beijos e Parabéns Alline...

    ResponderExcluir
  5. Legal! Mas o parabéns é todo nosso! A você que está desde o início e a todos os outros que foram chegando de mansinho! Beijos!

    ResponderExcluir

Que tal um comentário? Ficaremos felizes em saber o que você pensa sobre o assunto!