A última vez que demos notícias foi em 21/12/09, data longínqua, não é mesmo? Mas de lá para cá, muitas coisas aconteceram, tivemos muitos detalhes a acertar... Reuniões de planejamento, alguns ajustes, estabelecimento de metas e... novos alunos!
As atividades do Arte retornaram no dia 19/02/10, após o carnaval, um pouco devagar, é claro... Muitas pessoas viajando e chuva atrapalhando a locomoção de muitos integrantes... Podemos dizer que o ano iniciou no Arte em março.
E como acontece a cada início de ano, recebemos novos alunos. Eles chegam de mansinho, curiosos, atentos, um pouco tímidos, mas renovam as relações, criam desafios, movimento... Que sejam bem vindos!
Também tivemos algumas despedidas... Temos que reconhecer que essas saídas deixam uma certa melancolia no ar, um pouquinho de coração partido. A primeira saída do ano foi de nosso querido amigo tenor Celésio. Figurinha conhecida no coral pelo envolvimento e responsabilidade, Celésio se despediu do Arte no primeiro sábado do ano, sabendo que as portas estarão sempre abertas para visitas ou um retorno mais demorado.
Outro querido a se despedir foi Carlos Alexandre, um de nossos solistas mais empolgados. Carlos é aluno de Psicologia na UFES e agora faz um estágio em Anatomia Acessível. Que desafio! Ele é o primeiro aluno cego (em Psicologia na UFES) que temos notícia. Nós, do Arte, sentimos com sua saída, mas apoiamos sua decisão, com a certeza de que cumprimos um papel relevante em sua vida.
Temos mais uma grande notícia! Carol, nossa integrante mais antiga, "fundadora" do Arte (rs), está trabalhando na Tribuna. Carol chegou no Arte aos 13 anos de idade e hoje conta com seus belos 18 anos. O mais gratificante foi o seguinte diálogo que ocorreu por meio de um telefonema:
" - Oi, Alline, tudo bem?
- Olá, Carol. Tudo bem. E, você, como está? Aconteceu alguma coisa?
- Não. Só estou ligando para saber de você. (Breve silêncio) Alline, consegui meu primeiro emprego!
- Que felicidade, Carol! Parabéns!
- Vou trabalhar na Tribuna. Não é estágio, é emprego! Estou tão feliz!
- Nossa, Carol, parabéns! Eu fico muito orgulhosa por você!
- Sou eu quem tem que agradecer. Você e a Hellem também são responsáveis pelo que está acontecendo comigo agora!"
O que dizer ao ouvir algo assim? É claro que não somos apenas eu e Hellem as responsáveis... Talvez o que ela queira dizer é que, além do apoio da família e de outras pessoas importantes, eu e Hellem diretamente, e o Arte indiretamente, participamos de uma transformação pessoal. A Carol menininha se transformou em uma Carol jovem, responsável, madura, alegre e comprometida à custa de muitas orientações (de nossa parte) e muita vontade de aprender (da parte dela).
Valeu a pena!
Por conta do novo trabalho de Carol, o Arte se adaptará para atuar com ela de forma intensiva a cada 15 dias. Outros alunos antigos também precisarão desta adaptação. Assim, o professor de canto individual trabalhará intensivamente o repertório do coral com eles e as aulas de teoria musical serão gravadas em áudio. No fim das contas, as "audioaulas" beneficiarão a todos os integrantes.
E assim a vida continua... A cada nova situação, podemos ser radicais e dizer "Ou eu ou ela!", o que não condiz muito com os valores em que acreditamos, ou então podemos buscar uma solução que favoreça ao crescimento de todos os envolvidos.
Mas também, a vida tem dessas coisas... Encontros e despedidas, como dizia Milton Nascimento. Não conhecemos os novos alunos, esses vão se apresentando ao longo dos dias... Mas os alunos antigos se confundem com a identidade do Arte... Eles são o Arte.
Aos que vão, nosso desejo de sucesso... "Mandem notícias do mundo de lá".
Aos que chegam, recebam nosso abraço de boas vindas.
E mãos à massa, mais uma vez!
Comecemos a caminhada com o fôlego necessário! 2010 promete!
Alline Nunes Andrade
Adoro esses textos narrados como fossem uma conversa mesmo, colocando os amigos em dia de suas vidas corridas. Boas notícias mesmo Aline, um abraço a todos.
ResponderExcluir