sábado, 12 de março de 2011

Mais um ano que promete!


Olá, amigos! 

Depois de meses sem publicar nenhuma boa nova sobre o Arte, eis que colocamos a cabecinha para trabalhar em forma de letrinhas... Embora digam as más línguas que o Brasil só funciona mesmo depois do carnaval, no caso do Arte não é bem assim que a banda toca! Em fevereiro, por exemplo, os alunos foram convocados com urgência para cantar no Planejamento Estratégico do Governo do ES, no Centro de Convenções de Vitória. Vocês já devem imaginar qual foi o resultado da apresentação... Nunca meu telefone tocou tanto!

Foto: Thiago Guimarães/SECOM
Quanto ao funcionamento do projeto, as atividades retornaram hoje, 12/03/11, conforme previsto na postagem Feliz Ciclo Novo! Mas também, como promessa é dívida, em fevereiro a equipe do Arte se reuniu para discutir a proposta do aniversário de 10 anos! Isso mesmo... Estabelecemos algumas metas para o projeto em 2015. Essa discussão foi iniciada em novembro/10, após a comemoração dos cinco anos do Arte. Como tivemos muitas lições aprendidas, aproveitamos as informações fresquinhas para definir com responsabilidade as metas para o Arte 10 anos.

As pessoas podem dizer que somos ansiosos ou que estamos perdendo tempo discutindo algo que só deve acontecer daqui a cinco anos... De fato, se nos encontrássemos diariamente, concordaríamos que temos muito tempo pela frente. Mas o Arte tem se superado artisticamente a cada ano, considerando que apenas nos encontramos para ensaios e aulas uma vez por semana... Trocando em miúdos, são, em média, 44 encontros anuais para realizar um trabalho com tamanha beleza e delicadeza.

Lembramos também que nos dois anos em que fizemos eventos comemorativos (2007 e 2010), o Arte praticamente recusou a maioria dos convites para apresentações que ocorriam no primeiro semestre. Essa interrupção gerou tanto stress entre os integrantes do Arte, que resolvemos não repetir a dose. (Vocês não fazem ideia de como as apresentações ao público deixam os integrantes felizes da vida!)

Em nossa primeira aula, tivemos uma bela reunião com o grupo inteirinho! Apresentamos a nossa proposta e convidamos os alunos a compartilhar a responsabilidade de produzir o espetáculo de 10 anos. A produção que queremos partilhar com eles é total. Algumas inovações pedagógicas e artísticas são as seguintes:

  • O repertório do Arte 10 anos será totalmente definido pelos integrantes do projeto, não mais apenas pela equipe;
  • A temática do Arte 10 anos será a junção entre Bossa Nova e Beatles. Para isso, os alunos se dividiram em grupos de pesquisa. Para cada grupo de pesquisa existe um tutor que é responsável por orientar as pesquisas e a discussão dos temas. O tutor é um professor da equipe;
  • Com base no conhecimento produzido pelos grupos por meio de pesquisa, workshops, audições musicais e debates, a concepção artística do evento será construída;
  • Após terem definido o repertório, os alunos terão a oportunidade de elaborar, junto ao regente do coral, os arranjos vocais e instrumentais;
  • As atividades de todas as oficinas serão regidas pelo projeto artístico definido pelo grupo para o Arte 10 anos. É a tal interdisciplinaridade de que muitos falam e poucos conseguem colocar em prática. Trabalhando com projetos de pesquisa, acreditamos ser possível integrar todas as atividades do Arte. Isso ocorrerá, por exemplo, com os vídeos produzidos pela oficina de Stop Motion, cujas músicas definidas para o repertório inspirarão os roteiros e as técnicas de stop motion, gerando videoclipes;
  • Toda a produção artística será inédita. Guardaremos a sete chaves os arranjos pensados para os 10 anos... Até lá, trabalharemos um repertório paralelo, coerente com a proposta e a mensagem do Arte. Esse repertório poderá ser apresentado ao público, o que nos permitirá aceitar, na medida do possível, os convites que não param de chegar.

Vocês devem ter percebido que essa proposta pedagógica vai exigir maturidade e responsabilidade de todos... Os horários de aula precisarão ser interrompidos para que os momentos de pesquisa e debates sejam propiciados no projeto. Provavelmente, serão necessários os meses de março e abril para colocar essa proposta em prática, criando mais condições para que os integrantes do Arte ampliem seu senso de autonomia, responsabilidade e convivência democrática.

Existem outros detalhes a serem tratados ainda... Detalhes que não podemos revelar agora, pois ainda não os partilhamos com os integrantes do Arte.

O que posso adiantar é que o retorno dos alunos superou as expectativas de toda a equipe. Quem disse que os jovens não gostam de pesquisar? Eles gostam, desde que eles saibam como e vejam os conhecimentos gerados pela pesquisa sendo aplicados em sua vida.

Foto: The Beatles empolgados
Ao propormos os grupos de pesquisa, alguns alunos comentaram: “Nós precisamos pesquisar a história dos Beatles! Precisamos conhecer a ideologia deles! Saber por que eles foram revolucionários!”

Houve ainda quem dissesse: “O Arte também tem algo de revolucionário! Não existe preconceito aqui!”

Outros observaram: “Precisamos realmente pesquisar! Não dá para cantar algo que você não entende! Qual é a mensagem que estamos transmitindo? Sobre quem estamos cantando?”

Foto: Tom Jobim ao piano, em frente ao mar

Foram formados seis grupos de pesquisa. Cada grupo de pesquisa é composto por quatro alunos, dos quais um assumiu a liderança. O líder de cada grupo dá suporte ao seu tutor na condução das pesquisas. É o líder quem se manterá em constante comunicação com o tutor, caso necessário, esclarecendo dúvidas, sendo orientado e, consequentemente, incentivando o seu grupo a realizar o trabalho previsto. Os temas de pesquisa e seus respectivos tutores constam listados a seguir:

    1. História do grupo “The Beatles” (por que começou, onde, quando, como foi, quem integrou o movimento, fim). Tutor: Marcos Andrade;
    2. Discografia/Obra Período I – The Beatles (1962-1966)Tutora: Suelen Peroni;
    3. Discografia/Obra Período II – The Beatles (1966-1970)Tutor: Ubirajara Neto;
    4. História da Bossa Nova (por que começou, onde, quando, como foi, quem integrou o movimento, fim) – Tutor: Juliano Zamprogno;
    5. Discografia/Obra Período I – Bossa Nova (1958-1962) Tutora: Ana Carolina Poubel;
    6. Discografia/Obra Período II – Bossa Nova (1962-1966)Tutora: Andreia Carvalho.

A equipe e eu estávamos curiosíssimos pelo dia de hoje, mas, a julgar pela empolgação e perspicácia dos alunos, acreditamos que 2011 promete!

Temos tantas novidades para contar que é preciso fazer isso em doses homeopáticas! 

Até breve, muito breve...

Abraços,

Alline Andrade

Um comentário:

  1. Olá,essa proposta é demais mesmo!!!
    Vamos todos nos empenhar fundo nesse projeto.

    Abraço a todos do Arte.

    Juliano Zamprogno

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