quinta-feira, 31 de março de 2011

Bossa Nova com Victor Humberto, Eliane Gonzaga e Pedro de Alcântara

Iniciamos o ano aqui no Blog informando sobre a proposta de construção de um projeto artístico comemorativo aos 10 anos do Arte. Esse assunto foi tema do post "Mais um ano que promete".


Como parte das ações de desenvolvimento do projeto artístico Arte 2015 - Bossa Nova e Beatles, neste sábado o Arte sem Limites terá a honra de receber os amigos Victor Humberto e Pedro de Alcântara e ainda a oportunidade de conhecer a bela voz de Eliane Gonzaga. Esses três queridos músicos foram convidados para bater um papo musical com os alunos do Arte sobre a Bossa Nova. 


De acordo com o que havia sido planejado, os alunos se reuniram em grupos temáticos e realizaram suas pesquisas. No próximo sábado, 02/04/11, eles poderão conhecer um pouco mais sobre a Bossa Nova sob a perspectiva de quem é apaixonado pelo assunto. Victor Humberto, Pedro de Alcântara e Eliane Gonzaga terão um encontro de 1h30 de bate papo descontraído e muita música boa! Alguém duvida?


No sábado seguinte, 09/04/11, será a vez de Edu Henning apresentar as pérolas musicais dos Beatles.


Quem quiser visitar o Arte e ainda aproveitar esse momento, tome nota:






02/04/11 - Bate papo musical sobre Bossa Nova, com Victor Humberto, Eliane Gonzaga e Pedro de Alcântara, às 9h, no Centro Musical do Da Vinci;




Abraços,


Alline Andrade
Coordenação do Arte sem Limites

O Arte agora tem mascote!

Amigos, boa tarde!


O Arte agora tem mascote... 


O nome: Hana Kitai. 
O significado do nome: Flor de Esperança. 
A raça: Akita. 
A idade: 60 dias.
O motivo de ser mascote: além da fofurice, Hana nasceu com uma má formação na bacia e nas patas traseiras, o que faz com que precisemos ter cuidados especiais com ela, como RX frequentes, fisioterapia e cuidados com a alimentação.


Foto: Hana na mesa de radiografia
Como foi a adoção: durante o carnaval, eu recebi um telefonema de Carol Bridi (soprano do Arte) me oferecendo Hana. Ela soube da existência dessa filhote e disse: 


"Line, eu tenho uma filhote de Akita para te oferecer. Ela é branca, de olhos azuis e tem um probleminha nas patinhas traseiras. Você a quer?". 


A resposta vocês já sabem qual é... Essa filhote tem nome e sobrenome muito bem escolhidos. Ela é um sopro de esperança para todos nós... e demonstra a superação a cada passo. Ninguém disse para a Hana que ela não pode andar e correr como os outros cães, então para ela não existem limites!


Foto: Hana no Arte com Claudine e Fernanda


Os alunos do Arte conheceram Hana há quinze dias, no dia em que ela foi encaminhada para a fisioterapia com a veterinária Larissa Peisino. Todos a pegaram no colo, acarinharam, afagaram... e ela, quietinha, se deixou acarinhar. Nada boba, não é mesmo? De cara, Hana virou a mascote do Arte e ganhou um Twitter para que os interessados na recuperação e tratamento de Hana saibam como ela tem se superado a cada dia. 


Hana na fisioterapia


Como todos queriam saber como seria o atendimento a Hana, logo Larissa disponibilizou o endereço onde ela seria cuidada e também informou sobre as possibilidades de atendimento a essa filhote que ainda vai dar muito o que falar!
Se você também quiser saber mais sobre a evolução de Hana, siga o Twitter dela: @mascotedoarte.






Com carinho,


Alline Andrade
Coordenação - Arte sem Limites

terça-feira, 22 de março de 2011

Her morning elegance (Sua elegância matinal)

Her mornig elegance (Oren Lavie)
© 2009 A Quarter Past Wonderful

Esse video tem elementos simples, mas de composição extensa de fotografias quadro a quadro, gerando um video elegante, com roteiro bem elaborado e imagens cativantes. Trata-se de um videoclipe da música "Her morning elegance", de Oren Lavie. A personagem é uma bela mulher deitada em uma cama e, durante o seu sono, várias cenas acontecem. É usado o corpo em "movimento parado", roupas de cama e muita criatividade, retratando a elegância dessa mulher durante a manhã.


Os elementos:
Um colchão;
Um ângulo;
Uma atriz (Shir Shomron);
Um músico e diretor (Oren Lavie);
Uma produtora (Michal Dayan);
Dois diretores de animação (Yuval e Merav Nathan);
Um fotógrafo (Eyal Landesman);
Seis semanas de elaboração do roteiro;
Três semanas de storyboard;
Dois dias de captação de cenas;
2096 fotografias;
Mais de 13 milhões visualizações no Youtube em Janeiro de 2009;
Indicação ao Grammy 2009 e alvo de muitas outras premiações;
Uma galeria com todas as 2096 fotos expostas em 2010.





Confira a tradução da música que inspirou o roteiro desse video:


Sua Elegância Matinal

O sol esteve baixo por dias
Uma linda flor em um vaso
Um chinelo perto da lareira
Um violoncelo deitado em seu estojo

Logo ela desce as escadas
Sua elegância matinal, ela veste
O som da água faz ela sonhar
Despertada por uma nuvem de vapor
Ela derrama um sonho acordado em um copo
Uma colher de açúcar adoça-o

E ela luta por sua vida
Enquanto coloca seu casaco
E ela luta por sua vida no trem
Ela olha para a chuva
Que cai
E ela luta por sua vida
Enquanto ela vai a uma loja
Com um pensamento que tinha pego
Por um fio
Ela paga pelo pão
E ela vai ...
Ninguém sabe

O sol esteve baixo por dias
Uma melodia de inverno, ela toca
O trovão faz ela contemplar
Ela ouve um barulho atrás do portão
Talvez uma carta trazida por um pombo
Talvez um estranho que ela poderia amar

E ela luta por sua vida
Enquanto coloca seu casaco
E ela luta por sua vida no trem
Ela olha para a chuva
Que cai
E ela luta por sua vida
Enquanto ela vai a uma loja
Com um pensamento que tinha pego
Por um fio
Ela paga pelo o pão
E ela vai ...
Ninguém sabe

E ela luta por sua vida
Enquanto coloca seu casaco
E ela luta por sua vida no trem
Ela olha para a chuva
Que cai
E ela luta por sua vida
Enquanto vai a uma loja
Onde as pessoas são agradavelmente
Estranhas
E contando o
Troco
Enquanto ela vai...
Ninguém sabe

Razões para acreditar

Nenhuma alusão à Coca-Cola, mas existem razões para acreditar que os bons são a maioria, você não acha?



Façamos a nossa parte!

sábado, 12 de março de 2011

Mais um ano que promete!


Olá, amigos! 

Depois de meses sem publicar nenhuma boa nova sobre o Arte, eis que colocamos a cabecinha para trabalhar em forma de letrinhas... Embora digam as más línguas que o Brasil só funciona mesmo depois do carnaval, no caso do Arte não é bem assim que a banda toca! Em fevereiro, por exemplo, os alunos foram convocados com urgência para cantar no Planejamento Estratégico do Governo do ES, no Centro de Convenções de Vitória. Vocês já devem imaginar qual foi o resultado da apresentação... Nunca meu telefone tocou tanto!

Foto: Thiago Guimarães/SECOM
Quanto ao funcionamento do projeto, as atividades retornaram hoje, 12/03/11, conforme previsto na postagem Feliz Ciclo Novo! Mas também, como promessa é dívida, em fevereiro a equipe do Arte se reuniu para discutir a proposta do aniversário de 10 anos! Isso mesmo... Estabelecemos algumas metas para o projeto em 2015. Essa discussão foi iniciada em novembro/10, após a comemoração dos cinco anos do Arte. Como tivemos muitas lições aprendidas, aproveitamos as informações fresquinhas para definir com responsabilidade as metas para o Arte 10 anos.

As pessoas podem dizer que somos ansiosos ou que estamos perdendo tempo discutindo algo que só deve acontecer daqui a cinco anos... De fato, se nos encontrássemos diariamente, concordaríamos que temos muito tempo pela frente. Mas o Arte tem se superado artisticamente a cada ano, considerando que apenas nos encontramos para ensaios e aulas uma vez por semana... Trocando em miúdos, são, em média, 44 encontros anuais para realizar um trabalho com tamanha beleza e delicadeza.

Lembramos também que nos dois anos em que fizemos eventos comemorativos (2007 e 2010), o Arte praticamente recusou a maioria dos convites para apresentações que ocorriam no primeiro semestre. Essa interrupção gerou tanto stress entre os integrantes do Arte, que resolvemos não repetir a dose. (Vocês não fazem ideia de como as apresentações ao público deixam os integrantes felizes da vida!)

Em nossa primeira aula, tivemos uma bela reunião com o grupo inteirinho! Apresentamos a nossa proposta e convidamos os alunos a compartilhar a responsabilidade de produzir o espetáculo de 10 anos. A produção que queremos partilhar com eles é total. Algumas inovações pedagógicas e artísticas são as seguintes:

  • O repertório do Arte 10 anos será totalmente definido pelos integrantes do projeto, não mais apenas pela equipe;
  • A temática do Arte 10 anos será a junção entre Bossa Nova e Beatles. Para isso, os alunos se dividiram em grupos de pesquisa. Para cada grupo de pesquisa existe um tutor que é responsável por orientar as pesquisas e a discussão dos temas. O tutor é um professor da equipe;
  • Com base no conhecimento produzido pelos grupos por meio de pesquisa, workshops, audições musicais e debates, a concepção artística do evento será construída;
  • Após terem definido o repertório, os alunos terão a oportunidade de elaborar, junto ao regente do coral, os arranjos vocais e instrumentais;
  • As atividades de todas as oficinas serão regidas pelo projeto artístico definido pelo grupo para o Arte 10 anos. É a tal interdisciplinaridade de que muitos falam e poucos conseguem colocar em prática. Trabalhando com projetos de pesquisa, acreditamos ser possível integrar todas as atividades do Arte. Isso ocorrerá, por exemplo, com os vídeos produzidos pela oficina de Stop Motion, cujas músicas definidas para o repertório inspirarão os roteiros e as técnicas de stop motion, gerando videoclipes;
  • Toda a produção artística será inédita. Guardaremos a sete chaves os arranjos pensados para os 10 anos... Até lá, trabalharemos um repertório paralelo, coerente com a proposta e a mensagem do Arte. Esse repertório poderá ser apresentado ao público, o que nos permitirá aceitar, na medida do possível, os convites que não param de chegar.

Vocês devem ter percebido que essa proposta pedagógica vai exigir maturidade e responsabilidade de todos... Os horários de aula precisarão ser interrompidos para que os momentos de pesquisa e debates sejam propiciados no projeto. Provavelmente, serão necessários os meses de março e abril para colocar essa proposta em prática, criando mais condições para que os integrantes do Arte ampliem seu senso de autonomia, responsabilidade e convivência democrática.

Existem outros detalhes a serem tratados ainda... Detalhes que não podemos revelar agora, pois ainda não os partilhamos com os integrantes do Arte.

O que posso adiantar é que o retorno dos alunos superou as expectativas de toda a equipe. Quem disse que os jovens não gostam de pesquisar? Eles gostam, desde que eles saibam como e vejam os conhecimentos gerados pela pesquisa sendo aplicados em sua vida.

Foto: The Beatles empolgados
Ao propormos os grupos de pesquisa, alguns alunos comentaram: “Nós precisamos pesquisar a história dos Beatles! Precisamos conhecer a ideologia deles! Saber por que eles foram revolucionários!”

Houve ainda quem dissesse: “O Arte também tem algo de revolucionário! Não existe preconceito aqui!”

Outros observaram: “Precisamos realmente pesquisar! Não dá para cantar algo que você não entende! Qual é a mensagem que estamos transmitindo? Sobre quem estamos cantando?”

Foto: Tom Jobim ao piano, em frente ao mar

Foram formados seis grupos de pesquisa. Cada grupo de pesquisa é composto por quatro alunos, dos quais um assumiu a liderança. O líder de cada grupo dá suporte ao seu tutor na condução das pesquisas. É o líder quem se manterá em constante comunicação com o tutor, caso necessário, esclarecendo dúvidas, sendo orientado e, consequentemente, incentivando o seu grupo a realizar o trabalho previsto. Os temas de pesquisa e seus respectivos tutores constam listados a seguir:

    1. História do grupo “The Beatles” (por que começou, onde, quando, como foi, quem integrou o movimento, fim). Tutor: Marcos Andrade;
    2. Discografia/Obra Período I – The Beatles (1962-1966)Tutora: Suelen Peroni;
    3. Discografia/Obra Período II – The Beatles (1966-1970)Tutor: Ubirajara Neto;
    4. História da Bossa Nova (por que começou, onde, quando, como foi, quem integrou o movimento, fim) – Tutor: Juliano Zamprogno;
    5. Discografia/Obra Período I – Bossa Nova (1958-1962) Tutora: Ana Carolina Poubel;
    6. Discografia/Obra Período II – Bossa Nova (1962-1966)Tutora: Andreia Carvalho.

A equipe e eu estávamos curiosíssimos pelo dia de hoje, mas, a julgar pela empolgação e perspicácia dos alunos, acreditamos que 2011 promete!

Temos tantas novidades para contar que é preciso fazer isso em doses homeopáticas! 

Até breve, muito breve...

Abraços,

Alline Andrade